“À primeira vista, o Manterrupting pode parecer um problema pequeno, mas reflete questões mais profundas da desigualdade de gênero no trabalho e na sociedade”, disse Gal Barradas, CEO da BETC.

 

Manterrupting - aplicativo

MANTERRUPTING: O MACHISMO NOS DETALHES

Manterrupting  é uma junção de man (homem) e interrupting (e interrupção), e em tradução livre significa “homens que interrompem”. Este é um comportamento muito comum em reuniões e palestras mistas, quando uma mulher não consegue concluir sua frase porque é constantemente interrompida pelos homens ao redor.

Para tentar combater este tipo de padrão extremamente machista, a agência de publicidade BETC, com sede em São Paulo, desenvolveu o aplicativo Woman Interrupted, lançado neste semana para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Através de um cadastro simples, que inclui o calibre da voz da usuária ao repetir algumas vezes a frase “eu não vou mais ser interrompida”, o aplicativo funciona através de uma tecnologia que utiliza a frequência das vozes para o cálculo.

Os relatórios são gerados todos os dias ou então por semana, mês ou ano, e só funciona quando ativado pela usuária. A ideia da agência é, no futuro, apresentar um estudo com todos os dados coletados ao redor do mundo.

 

Leia mais sobre o Machismo do dia a dia no Think Olga