Não é apenas por meios acadêmicos que o empreendedor pode aprimorar suas habilidades.

Pipoca

FILMES QUE SERVEM COMO INSPIRAÇÃO E APRENDIZADO

Para ser um grande empreendedor você deve sempre estar disposto a aprender e se a atualizar. Com esse pensamento em mente, a coach em imagem e reputação, Nathana Lacerda listou 7 filmes que servem para esse propósito:

 

1 – O sol é para todos (1962)

Filme baseado no livro de mesmo nome, clássico da literatura norte americana. Conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista.

A mensagem transmitida é a de que vale a pena defender um ponto de vista, uma ideia, desde que esteja disposto a seguir em frente e lidar com as consequências.

O mesmo vale para abrir um negócio: acredite na sua ideia e esteja disposto a lidar com as dificuldades, desafios e as consequências de suas decisões.

 

2 – Janela Indiscreta (1954)

Clássico de Alfred Hitchcock, que conta a história de um fotógrafo profissional confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Traz a mensagem de que um olhar restrito pode ser prejudicial. É preciso ver por vários ângulos em um negócio, para assim poder ser inovador.

 

3 – Life, Animated (2016)

Documentário que conta a história de Owen Suskind, um jovem adulto autista que desde criança tem problemas de fala e, utilizando filmes infantis da Disney, conseguiu superar esse obstáculo e se comunicar com a família de uma forma única.

Uma das mensagens mais importantes da lista: ao estruturar o seu negócio não pense apenas nos produtos e serviços que quer oferecer, pense também nos valores que sua empresa quer passar. Você nunca sabe até onde ou quem você pode alcançar, e como pode mudar as vidas destas pessoas.

 

4 – Chef (2014)

Conta a história de Carl, chef de um restaurante muito famoso de Los Angeles, mas que após enfrentar problemas com o dono do local recebe a ajuda de sua ex-esposa para reiniciar a vida, abrindo um novo negócio.

Literalmente a história de um empreendedor (mesmo que por necessidade), mostra a importância de acreditar na sua ideia e saber como divulgar o seu negócio.

 

5- Pequena Miss Sunshine (2005)

Conta a história da pequena Olive, cujo sonho é participar do concurso da Pequena Miss Sunshine. Ela embarca em uma divertida e comovente viagem com toda sua família para que cheguem a tempo de participar do concurso, sem se importarem que ela não se adeque ao padrão esperado.

A mensagem do filme é sobre a importância de ser você mesmo e apresentar a melhor versão de si ao que exigem de você. Relacionando ao mundo dos negócios: é preciso ter afinidade e conhecimento com a área em quer quer empreender, além de saber adequá-lo ao público alvo.

 

6 – Invencível (2015)

Baseado em fatos reais, conta a história do atleta olímpico Louis Zamperini, que ao sofrer um acidente de avião cai em pleno mar durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de passar 47 dias no oceano, quando consegue encontrar terra firme, é capturado pelos japoneses e se torna prisioneiro de guerra.

Fala sobre a resiliência, uma das características mais importantes para se construir um negócio.

 

7 – A Teoria de Tudo (2014)

Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe sua vida, acadêmica e pessoal e os desafios perante a esclerose lateral amiotrófica (ELA) doença motora degenerativa, que não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

O filme é inspirador ao mostrar o quanto podemos alcançar mesmo diante de desafios e obstáculos.

Matéria original da InfoMoney